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Exercícios de Kegel: benefícios e como fazê-los (em mulheres e homens)

Os exercícios de Kegel são muito úteis para fortalecer o músculo pélvico e tratar a incontinência.

O exercício está entre os hábitos mais saudáveis. Mas isso não envolve apenas fortalecer os músculos externos, isto é, aqueles que são vistos a olho nu, como o abdômen, coxas ou tríceps, mas também há exercícios que ajudam os músculos internos, como o assoalho pélvico.

Os exercícios de Kegel tornaram-se muito populares, embora seus benefícios não sejam bem conhecidos por um grande número de pessoas. Neste artigo, explicamos o que são, que vantagens têm e como os exercícios de Kegel devem ser realizados tanto por homens quanto por mulheres.

Quais são os exercícios de Kegel?

Kegel são exercícios da área pélvica que ajudam a fortalecer os músculos, especificamente aqueles próximos à bexiga, ao intestino grosso e àqueles abaixo do útero.

De uma maneira muito sintética, consistem em fazer contrações de um músculo chamado pubococcígeo . Isso também é conhecido como “músculo PC” e é encontrado no assoalho da pelve em homens e mulheres.

Nas mulheres, o músculo PC é o que circunda a vagina e, junto com outros dois músculos chamados ileocoxígeo e puborretal, forma o músculo elevador do ânus. No caso dos homens, o pubococcígeo estende-se desde o final da espinha até a base do pênis e se conecta com o osso púbico.

Devido à sua localização dentro do organismo, a estimulação desse músculo está relacionada ao controle urinário e também à satisfação sexual . Até mesmo algumas pessoas batizaram-no como “o músculo do amor”.

O termo “exercícios de Kegel” é porque o médico que os propôs se chamava Arnold Kegel. Eles são bem recentes; apenas em 1940 algumas rotinas foram desenvolvidas para fortalecer a área pélvica. Inicialmente, eles eram recomendados apenas para mulheres e com o objetivo de aumentar a satisfação sexual , no entanto, agora muitos outros benefícios são atribuídos a eles, que também podem ser usados ​​por homens.

Benefícios para mulheres e homens

Dois dos principais benefícios da realização de exercícios de Kegel são reduzir os problemas relacionados à fuga da urina e promover o controle intestinal . Frequentemente, esses problemas ocorrem durante o envelhecimento, durante o ganho de peso, após a gravidez e o parto, bem como após cirurgias ginecológicas e de próstata.

Além disso, os exercícios de Kegel podem ajudar homens e mulheres a atingir o orgasmo durante um relacionamento ou estimulação sexual.

É até um bom exercício controlar a ejaculação durante a relação sexual e não gozar rápido, por isso é reconhecido como um dos remédios para a ejaculação precoce.

Embora sejam exercícios recomendados para homens e mulheres, eles podem ter algumas diferenças entre os dois sexos porque os músculos do corpo feminino e masculino são diferentes.

Eles também têm a grande vantagem de poderem ser feitos sem sair de casa, eles podem até ser feitos a qualquer hora e lugar , desde que estejamos em uma posição confortável e relaxada que nos permita nos concentrar o suficiente.

Como fazer exercícios de Kegel?

A primeira coisa que qualquer um que queira começar a praticar exercícios de Kegel tem que fazer é localizar o músculo pubococcígeo. Como é um músculo interno, sua identificação pode ser difícil.

No começo, pode ser conveniente observar algumas imagens que ajudam a ter uma idéia do local exato onde o músculo PC está localizado; No entanto, o mais conveniente é fazer alguns movimentos e contrações voluntariamente, prestando muita atenção em nossos órgãos internos.

Por exemplo, se a urina é interrompida apenas no momento da urina , haverá um músculo que se contrai; esse é o PC. Uma vez localizado, o próximo passo é realizar o mesmo movimento mesmo quando não há urina.

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