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NINCHOS DE MERCADO

Você sabe o que são os nichos de mercado? Sabem como eles são fundamentais ao traçarmos as estratégias do nosso plano de marketing digital? Compreende a necessidade atual de interagirmos cada vez mais com o nosso público-alvo? Independente das respostas, é muito interessante que conheça um pouco sobre os nichos de mercado, principalmente se pensa em abrir um negócio próprio. Nichos de mercado é o tema do presente artigo.

Esse tema requer especial cuidado, pois pode parecer elementar, mas os últimos números divulgados pelo SEBRAE, demonstram que muitas das chamadas pequenas empresas quebram e fecham suas portas ainda no primeiro ano de atividade. Isso acontece porque:

  • Não houve um aprofundamento necessário a respeito do nicho de mercado a ser explorado.
  • O nicho de mercado escolhido já está saturado.
  • O nicho de mercado sofreu mutações.
  • O nicho de mercado não é mais viável.
  • A importância do plano B

Se você reconhece a importância desse tema para uma melhor atuação do marketing digital, então prossiga com a leitura, pois certamente será bastante proveitosa!

O aprofundamento na escolha do nicho de mercado

Quando temos um produto ou marca a serem divulgados no meio digital, é muito importante que antes façamos uma pesquisa a respeito dos melhores nichos de mercado atuais, afinal eu gosto do que produzo, mas será que existe nicho de mercado para esse produto ou serviço? Será que as pessoas realmente possuem interessa naquilo que quero comercializar? Enfim, as perguntas são muitas, mas poderão ser integralmente respondidas e classificadas através de uma pesquisa séria de mercado.

Dessa forma, é possível eliminar o primeiro problema que vem matando as pequenas empresas que abrem as portas ainda em seu princípio, ou seja, a escolha bem feita de um nicho de mercado em expansão.

Saturação do nicho de mercado

Uma situação que vem ocorrendo frequentemente é a escolha de nichos de mercado saturados, ou seja, já foram fortes numa determinada época, ganharam projeção, porém, com o aumento de ofertas há uma saturação desse público.

Um bom exemplo disso foi uma câmera digital vendida pela TV e na internet a qual não podemos citar o nome aqui. Mas ela foi tão vendida, ao mesmo tempo em que era um produto ruim, que logo o público ficou saturado com aquilo e qualquer um que tivesse um produto parecido até muito bom, seria ofuscado e teria problemas na comercialização.

Nicho de mercado mutante

É um fator que deve ser levado muito em consideração pela equipe da campanha, pois determinados nichos são muito volúveis, ou seja, o que é sucesso hoje, não é mais amanhã! Isso acontece muito com aqueles produtos ou serviços destinados ao público jovem.

A inviabilidade de um determinado nicho

Em geral acontece quando há uma mudança das leis, pegando todos de surpresa e inviabilizando a divulgação da marca. Isso aconteceu, por exemplo, com a indústria dos cigarros.

 

A importância do plano B

Por fim, ter um plano B é considerado essencial hoje no mundo do marketing digital, no sentido de evitar problemas. Sendo assim, algumas empresas já estão partindo para a confecção de duas estratégias ao mesmo tempo de uma campanha, pois se a escolhida mostrar sinais de problemas, é possível não perder tempo e usar o plano B.